Remapeameto de Injeção

O QUE É REMAPEAMENTO DE INJEÇÃO?

A maioria dos veículos modernos possuem uma ECU, também chamada de módulo da injeção eletrônica ou unidade de controle do motor, que é um pequeno computador que controla como o motor deve funcionar.

As montadoras costumam enviar os carros que saem de suas fábricas com uma configuração padrão na ECU para quando chegarem ao mercado onde serão vendidos, possam ser programados de acordo com o clima, leis e restrições de poluentes, diferentes tipos de combustível, etc...

O remapeamento é basicamente uma modificação/substituição desta configuração por uma que atenda melhor as necessidades do proprietário do carro.

COMO O REMAPEAMENTO FUNCIONA?

O Remapeamento da ECU substitui a programação original, sobrescrevendo este com um novo software que será reprogramado para otimizar o desempenho geral do carro. Isto se chama remapeamento porque a ECU é basicamente um programa que controla todo o funcionamento de um motor.

Para fazer o remapeamento, um aparelho é plugado na porta serial (ou OBD) do seu carro e reescreve o mapa da injeção com uma nova versão que irá aumentar a performance do motor, além de poder incluir configurações adicionais de acordo com o que o proprietário procura.

A possibilidade de remapear uma central de injeção desta forma, tornou as coisas muito mais simples, rápidas e seguras para quem quer extrair mais potência de seus motores.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO REMAPEAMENTO?

Muitas pessoas dizem que o remapeamento não traz nenhum tipo de benefício, mas isto não é verdade, podendo ser provado através dos gráficos no Dinamômetro. Além do aumento de potência, em alguns casos pode-se notar diminuição ou aumento do consumo de combustível, mas isto irá depender da forma de conduzir o veículo. Na maioria das vezes, o Remapeamento da Injeção irá consumir mais combustível de acordo com o aumento de potência.

Se o motorista continuar dirigindo da mesma forma que dirigia antes do remapeamento, o consumo pode se tornar mais baixo. Mas se após o remapeamento o motorista modificar a sua forma de dirigir e andar sempre próximo do limite do novo torque e potência, o consumo de combustível certamente irá aumentar.

Um bom exemplo de economia de combustível pode ser notado com o aumento de torque após o remapeamento, onde em algumas situações, como em uma subida por exemplo, o motorista não precisará reduzir uma marcha ou aumentar a aceleração para manter a velocidade. Isto se transformará em economia de combustível.

O QUE É CHIP DE POTÊNCIA?

Os Chip de Potência requerem que a EPROM (chip) seja removida da ECU, para serem substituídas/reprogramada com um novo software (remapeamento) em bancada, para depois serem colocadas novamente na ECU.

Este tipo de serviço tem se tornado menos comum no mercado desde que o remapeamento via porta OBD se tornou possível.

POR QUE REMAPEAR MINHA INJEÇÃO?

Há muitas razões para fazer o Remapeamento da Injeção. Você notará que o seu motor responderá melhor quando for pressionado. A faixa de Torque e Potência será notavelmente ampliada.

A entrega de potência nas rodas irá melhorar, tornando a experiência de dirigir muito mais segura e prazerosa. Durante uma condução normal, você notará que que além de diminuir o consumo de combustível, você também estará poluindo menos. A aceleração se tornará melhor e mais eficiente.

QUAIS AS DESVANTAGENS?

Algumas pessoas dizem que o Remapeamento de Injeção danificou seus motores, mas isto é extramemente raro. Nós da HARD GARAGE só trabalhamos respeitando os limites estabelecidos pelas montadoras, além de oferecer suporte e garantia dos serviços prestados.

O aumento de potência e torque é comprovado no nosso dinamômetro, através dos gráficos gerados e entregues a você após o serviço.

© Hard Garage. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por studio.zerOnze.